Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças |
Novos guardas municipais de Joinville participam de curso de formação
Capacitação inclui 208 horas de aulas teóricas e práticas, com foco em operações de trânsito e primeiros socorros
Os 44 novos guardas municipais que se juntaram ao efetivo da Prefeitura de Joinville em julho estão atualmente participando de um curso de formação de agentes de trânsito. A capacitação, realizada pelo Departamento de Trânsito (Detrans) através da Escola Pública de Trânsito (Eptran) de Joinville, é obrigatória segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), visto que os guardas também atuam como agentes de trânsito em operações e fiscalizações.
O curso, que tem uma carga horária total de 208 horas, é dividido em nove módulos abrangendo tanto conteúdos teóricos quanto práticos. As disciplinas incluem primeiros socorros, fiscalização de transporte rodoviário com produtos perigosos, psicologia, ética, cidadania, língua portuguesa, legislação aplicada, além de manuais de fiscalização e sinalização.
Após concluírem a fase de aulas teóricas, os guardas municipais passam por operações práticas em várias vias e cruzamentos da cidade. Durante essas atividades, eles recebem orientações dos agentes de trânsito e auxiliam no controle do tráfego de veículos e pedestres, aplicando gestos e sinais sonoros com o uso de apitos. Uma dessas atividades práticas ocorreu nesta segunda-feira (5/8) no semáforo das ruas São Paulo e Piauí.
Na semana anterior, os guardas também participaram de simulados de primeiros socorros em atendimento a acidentes de trânsito e fiscalização de veículos.
Ao final do curso de formação, os guardas municipais serão avaliados e precisarão atingir um mínimo de 70% de aproveitamento. A aprovação final é concedida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran SC), assegurando que os novos agentes estejam plenamente preparados para suas funções.
Deixe seu comentário